domingo, 4 de dezembro de 2011

Sócrates o doutor da bola

Quem o viu jogar não tem dúvidas, Sócrates brasileiro Sampaio de Souza Vieira de oliveira,ou simplesmente Magrão,(como era conhecido entre seus colegas de profissão) era um gênio.Jogador muito inteligente,seus passes eram perfeitos,seus gols bonitos,possuía bom chute com os "dois pés" e sua marca única e inconfundível,o toque preciso de calcanhar,que de tanto executar,rendeu-lhe o apelido de calcanhar de ouro.Até gols com o calcanhar ele fez.
Jogava com elegância,era maravilhoso vê-lo jogar futebol.Lembro-me muito bem deste jogador no E.C. Corinthians Paulista,time do meu coração,dos campeonatos paulista de 79/82/83.do meio de campo fantástico,onde jogavam Biro-Biro, Socrates,Zenon e Casagrande no ataque.Quem jogou ao lado de Sócrates é só elogios ao caráter,à inteligência e a elegância deste incrível atleta.
No auge da sua carreira foi convocado para a seleção brasileira,em 1982,onde juntamente com Júnior,Zico,Leandro,Toninho Cerezo,Éder... Formaram uma das Seleções brasileiras mais fantásticas da história.E com seus passes clássicos e geniais de calcanhar,e os seus gols maravilhosos,conquistou a nação brasileira.Aliás,não só socrates,mas todo aquele time era composto por gênios do futebol.
Quem o viu jogar,se orgulha disto,quem não o viu,perdeu uma grande oportunidade,porque ontem pela manhã,o doutor da bola nos deixou,Se foi um gênio do futebol brasileira,em um país que desde 82 estava sentindo a falta de ídolos,de lá pra cá poucos se destacaram como gênios do futebol brasileiro,talvez não forma uma seleção com 11.Romário,Ronaldo,Ronaldo gaúcho,Neymar... Não me lembro de mais ninguém fora de série.
Sua morte deixou nós os Corintianos e os admiradores do bom futebol,entristecidos,porque sabemos que a chance de se ver gênios como ele surgir no futebol,será raríssima,com exceções raras,como no caso de Neymar.Gostaríamos que nossos ídolos fossem eternos,mas sabemos que eterno é só Deus,resta-nos torcer para que os gênios que ainda estão vivos,tenham vida longa.
Sócrates 19/02/1954 a 04/12/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário