sexta-feira, 6 de abril de 2012

Um Homem de Paz

O ano de 1968 foi um ano de grandes manifestações e acontecimentos históricos que marcaram a segunda metade do século vinte.
Em 30 de Janeiro- O exercito Vietcong inicia a chamada ofensiva de Tet, invadindo 34 capitais de províncias vietnamitas e a cidade de Hue.
16 de Março- militares norte-americanos massacraram cerca de 150 civís vietnamitas na aldeia de My Lai, no Vietnã.
28 de Março- O governo da África do Sul apresenta três leis que cuminam no Apartheid.
04 de Abril- É assassinado a tiros, aos 37 anos o pastor negro Martin Luther King, no dia seguinte, ocorrem conflitos raciais em 125 cidades, e a morte de 46 pessoas em Washington.
5 de Abril- É lançado, na Thecoslováquia, o programa de reformas políticas que ficou conhecido como Primavera de Praga.
28 de Abril- Cerca de 60 mil manifestantes protestam, no Central Park, em Nova York, exigindo o fim da guerra no Vietnã.
5 de Maio- Cerca de 10 mil estudantes entraram em choque com policiais no bairro latino Quartier Latin, em Paris, em um protesto contra o fechamento de outra Universidade francesa, a Sorboare, em Paris.
Quando aquela mulher entrou no seu quarto mês de gravidêz, e sua barriga já começava a aparecer, e pelo formato redondo arriscava alguns palpites de qual seria o sexo daquela criança, baseado no que diziam as suas amigas mais experiêntes. Aquela mãe de primeira viajem, misturava momentos de grande euforia, com os de muita preocupação. O ano começara tenso. Logo no primeiro mês de 68 os jornais anunciavam que o ano seria de mais guerras no Vietnã, e o medo desta guerra ter força para eclodir uma terceira guerra mundial - por não ser conhecedora do assunto não tinha certeza, se havia ou não o risco - e comprometer o futuro daquela criança que chegaria em breve.
O que ela não imaginava, era que até o nascimento do seu filho, ainda aconteceriam muitos outros acontecimentos em um ano histórico. E principalmente no mês do nascimento do seu primogênito. Em Maio de 68, na França, houveram varias manifestações de estudantes e da classe trabalhadora que marcaram transformações políticas, culturais e comportamentais em todo o mundo.
No quarto recuperando-se de um parto normal de um belo garoto, -o seu primogênito- e ainda um pouco sonolenta devido o grande esforço físico que acabara de fazer. Antes de dormir um pouco, ouviu no radio de pilhas das enfermeiras uma noticia internacional. " 20 mil estudantes entraram em conflitos com a polícia nas universidades e ruas de Paris", no conflito conhecido como "a noite das barricadas". E antes de cair no sono profundo, ainda teve consiência para pensar novamente, qual será o futuro da humanidade? E deste meu filho que acaba de vir ao mundo? E daquela mesa de parto, no dia 10 de Maio de 68, até o findar daquele ano de transformações, aquela mãe ficou sem saber ao certo a resposta para suas perguntas. Muitas coisas ainda aconteceram no decorrer daquele ano: 5 de junho- Assassinato do senador dos EUA, Robert Kennedy.
26 de Junho- Passeata dos Cem Mil.
21 de Agosto- A Thecoslováquia é invadida por tropas do pacto de Varsóvia, em represália à Primavera de Praga.
24 de Agosto- A França explode, no Oceano Pacífico, a sua primeira bomba de hidrogênio.
02 de Outubro- Confronto entre estudantes da universidade Mackenzie e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em São Paulo, onde morre o estudante Jose Guimarães.
12 de Outubro- 1.200 estudantes são presos em Ibiúna, quando realizavam clandestinamente o trigézimo congresso da UNE.
05 de novembro- O Republicano Richard Nixon é eleito presidente dos EUA.
Dar a luz a um filho em um ano de profundas transformações políticas, culturais e comportamentais, como foi em 68, fez aquela mãe sofrer por antecipação, mas quem não sofreu, com todas aquelas transformações significativas na humanidade? Mais as preocupações daquela mãe de primeira viajem, foram desaparecendo, à medida que seu filho foi crescendo, e o seu país se livrando das mordaças da ditadura, das torturas nos porões escuros. E a certeza de que seu filho, nascido em um ano de guerras e conflitos, se transformara em um homem de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário